Percepção de estudantes do ensino médio sobre o uso do podcast como recurso didático digital no ensino de química
Resumo
As Tecnologias Digitais (TD) foram gradualmente incorporadas nas escolas por meio do uso de computadores, da internet e dos dispositivos móveis. Ao adotar as TD, os professores de Química têm a oportunidade de explorar métodos inovadores de ensino, proporcionando experiências de aprendizagem mais dinâmicas e envolventes. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o potencial do uso de podcast como Recurso Didático Digital (RDD) auxiliar no Ensino de Química para turmas do 3º ano do Ensino Médio (EM). A presente pesquisa tem natureza qualitativa do tipo participante, foi realizada em quatro etapas, (1) Avaliação diagnóstica com estudantes sobre conteúdos de Química; (2) Elaboração de um podcast pelo professor; (3) Elaboração de uma intervenção didática e apresentação do podcast para os estudantes; (4) Avaliação do podcast elaborado pelo professor a partir das percepções dos estudantes. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que o podcast pode contribuir para o Ensino de Química tornando-o mais dinâmico e atrativo, e que pode ser um recurso didático interessante para a preparação dos estudantes para o ENEM. Ao final do nosso trabalho foi disponibilizado um podcast abordando o tema “Tabela Periódica” para que outros estudantes e professores possam utilizar em suas aulas.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n3.20338
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923



