Percepção de estudantes do ensino médio sobre o uso do podcast como recurso didático digital no ensino de química

Luiz Paulo Alves dos Santos, Bruno Silva Leite

Resumo


As Tecnologias Digitais (TD) foram gradualmente incorporadas nas escolas por meio do uso de computadores, da internet e dos dispositivos móveis. Ao adotar as TD, os professores de Química têm a oportunidade de explorar métodos inovadores de ensino, proporcionando experiências de aprendizagem mais dinâmicas e envolventes. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o potencial do uso de podcast como Recurso Didático Digital (RDD) auxiliar no Ensino de Química para turmas do 3º ano do Ensino Médio (EM). A presente pesquisa tem natureza qualitativa do tipo participante, foi realizada em quatro etapas, (1) Avaliação diagnóstica com estudantes sobre conteúdos de Química; (2) Elaboração de um podcast pelo professor; (3) Elaboração de uma intervenção didática e apresentação do podcast para os estudantes; (4) Avaliação do podcast elaborado pelo professor a partir das percepções dos estudantes. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que o podcast pode contribuir para o Ensino de Química tornando-o mais dinâmico e atrativo, e que pode ser um recurso didático interessante para a preparação dos estudantes para o ENEM. Ao final do nosso trabalho foi disponibilizado um podcast abordando o tema “Tabela Periódica” para que outros estudantes e professores possam utilizar em suas aulas.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais; Ensino de Química; Podcast; Recurso Didático Digital.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n3.20338

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr