Saneamento básico e comunidades conscientes: a construção e validação de uma sequência didática CTS-Freire
Resumo
O presente estudo resulta de uma experiência formativa no Programa Residência Pedagógica (PRP), no âmbito de um subprojeto interdisciplinar de Física e Ciências Biológicas em uma universidade pública federal. O objetivo foi construir e validar uma sequência didática (SD) sobre saneamento básico, fundamentada na articulação entre os pressupostos da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e os princípios pedagógicos de Paulo Freire. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, desenvolveu-se em uma escola pública de ensino fundamental localizada em Vitória-ES, com uma turma de 7° ano. O processo de desenvolvimento e validação da sequência didática considerou as etapas de Elaboração, Aplicação, Análise e Reelaboração (EAAR) e os instrumentos da pesquisa foram o diário de campo e a roda de conversa. A análise de dados foi pautada nos pressupostos da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade. Os resultados evidenciaram que a SD possibilitou a problematização das relações entre ciência, sociedade e ambiente, ampliando a participação dos estudantes e promovendo reflexões críticas sobre o saneamento básico como direito social. Na reelaboração, foram incluídas mudanças na ordem das aulas, ampliação do número de encontros e inserção de atividades voltadas à cidadania, como a elaboração de cartas reivindicando melhorias locais. Conclui-se que a Educação CTS-Freire é uma aposta importante para formação de sujeitos críticos e engajados com questões sociais, culturais e científicas.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n3.20071
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923



