E-books interativos sobre objetos de aprendizagem de matemática no scratch para docentes dos anos iniciais
Resumo
O uso de tecnologias digitais em aulas de Matemática pode beneficiar o aprendizado dos estudantes se metodologicamente contextualizado e alinhado aos conteúdos curriculares. Isso pode ser um desafio para os docentes em função da necessidade de conhecer essas tecnologias, pensar no seu uso pedagógico e encontrar tempo para a sua autoformação. Com o intuito de colaborar com esse processo e auxiliar os docentes no atendimento às habilidades e Unidades Temáticas da Base Nacional Comum Curricular para a Matemática nos Anos Iniciais, desenvolvemos uma coletânea de e-books interativos que tratam do uso de Objetos de Aprendizagem do repositório do Scratch, apresentados como uma alternativa de tecnologia digital para as aulas de Matemática. Este artigo apresenta o processo de ideação e criação desse material, suas particularidades, a organização e as necessidades de aprendizado para elaborá-lo, no intuito de inspirar outros docentes em processos criativos análogos. Constatamos a relevância da adesão por um modelo de Design Instrucional, a necessidade de aprimoramento do nosso conhecimento de alguns aplicativos, assim como a importância do planejamento e da reflexão sobre os elementos inseridos para que eles sejam convidativos à sua inclusão em sala de aula. A coletânea de e-books interativos desenvolvida foi analisada de forma voluntária por professores que ensinam Matemática, e eles apontaram que ela possui uma linguagem clara, didática, interativa e motivadora para a aprendizagem e aplicação dos Objetos de Aprendizagem Scratch. Além disso, eles destacaram sua utilidade prática, sua articulação com a Base Nacional Comum Curricular e seu potencial de engajamento pedagógico.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n2.20050
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923