Estudos de aula e investigação matemática nas práticas de ensino e na formação de professores: uma entrevista com João Pedro da Ponte

Flávia Dias de Souza

Resumo


A entrevista realizada tem como objetivo aprofundar questões acerca da temática dos estudos de aula e da investigação matemática no campo das práticas de ensino e da formação de professores, buscando-se possibilitar o acesso e aprofundamento desses conteúdos aos pesquisadores brasileiros, especialmente aos que se dedicam aos estudos no campo da educação matemática. 

Em linhas gerais, a entrevista permeia os seguintes assuntos: as relações estabelecidas pelo pesquisador entre estudos de aula e investigações matemáticas; a investigação da prática no desenho metodológico de pesquisas acadêmicas; potencialidades dos estudos de aula como metodologia de ensino de matemática para a formação de futuros professores para a educação básica e também como estratégia de formação desses futuros profissionais.

Com o tratamento desses temas, espera-se corroborar no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, especialmente nas que adotam a investigação da prática, as pesquisas de intervenção, dentre outras, mais diretamente presentes nos programas de mestrado e doutorado profissionais.


Palavras-chave


Estudos de aula; Investigação matemática; Formação de professores.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v10n1.19855

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr