Formação de professores(as) socioambientais: diálogos entre Paulo Freire e Edgar Morin
Resumo
Nosso objetivo, neste trabalho, é apresentar e discutir possíveis relações entre os saberes de Paulo Freire e Edgar Morin, relacionando-os à formação de professores atravessada pela temática socioambiental. Partimos da consideração de que a inserção da temática socioambiental nos cursos de formação inicial é garantida por lei e, assim, esta tem ocorrido de forma diversa, como exemplo, por meio de trabalhos temáticos desenvolvidos no interior do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ou por meio do processo de Ambientalização das instituições de Ensino Superior. Na literatura, compreendemos um perfil docente marcado pela dimensão ética, estética, sensível, mas ainda de forma tímida e latente nos cursos de licenciatura; predominando, então, uma formação fragmentada como efeito do paradigma cartesiano. Ao adotarmos a perspectiva do pensamento complexo e o foco na temática socioambiental, elegemos os Saberes da Reflexão Crítica, os Saberes da Amorosidade, os Saberes da Ética, os Saberes da Cidadania e os Saberes da Sustentabilidade como essenciais à formação de professores. A partir da discussão apresentada, traçamos uma relação com o diálogo de saberes de Leff, entendendo ser essa uma possível via de superação da racionalidade tecnicista para outra ambiental, o que permite, por fim, o rumo ao ser com a natureza, ser com o outro e com o Outro.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v10n2.19722
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923