Formação de professores(as) socioambientais: diálogos entre Paulo Freire e Edgar Morin

Wanderson Rodrigues Morais, Adelmo Fernandes de Araújo, Alíson Wagner dos Santos, Orlane Fernandes Silva

Resumo


Nosso objetivo, neste trabalho, é apresentar e discutir possíveis relações entre os saberes de Paulo Freire e Edgar Morin, relacionando-os à formação de professores atravessada pela temática socioambiental. Partimos da consideração de que a inserção da temática socioambiental nos cursos de formação inicial é garantida por lei e, assim, esta tem ocorrido de forma diversa, como exemplo, por meio de trabalhos temáticos desenvolvidos no interior do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ou por meio do processo de Ambientalização das instituições de Ensino Superior. Na literatura, compreendemos um perfil docente marcado pela dimensão ética, estética, sensível, mas ainda de forma tímida e latente nos cursos de licenciatura; predominando, então, uma formação fragmentada como efeito do paradigma cartesiano. Ao adotarmos a perspectiva do pensamento complexo e o foco na temática socioambiental, elegemos os Saberes da Reflexão Crítica, os Saberes da Amorosidade, os Saberes da Ética, os Saberes da Cidadania e os Saberes da Sustentabilidade como essenciais à formação de professores. A partir da discussão apresentada, traçamos uma relação com o diálogo de saberes de Leff, entendendo ser essa uma possível via de superação da racionalidade tecnicista para outra ambiental, o que permite, por fim, o rumo ao ser com a natureza, ser com o outro e com o Outro.


Palavras-chave


saberes do docente; educação ambiental; complexidade; formação de professores.

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PDFA


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19722

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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