Análise das toadas de boi-bumbá de parintins na educação ambiental formal: promovendo um diálogo intercultural
Adriane Viana Lima, Ettore Paredes Antunes
Resumo
Este trabalho teve como objetivo promover a discussão e a construção de uma proposta pedagógica interdisciplinar com foco na temática ambiental, utilizando elementos da cultura do Boi-Bumbá como ferramenta para uma abordagem ambiental e intercultural no ensino de Ciências. O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio na cidade de Parintins, adotando uma abordagem qualitativa, a escolha dessa temática reside na necessidade de integrar saberes locais e práticas pedagógicas que reflitam a realidade amazônica, fomentando nos estudantes uma consciência ambiental crítica e uma valorização das tradições culturais da região. O percurso metodológico incluiu o desenvolvimento de uma sequência didática construída com base nos “Três Momentos Pedagógicos” (Delizoicov, Angotti e Pernambuco, 2011), essa sequência foi planejada em seis etapas, envolvendo atividades que conectavam as experiências dos estudantes às discussões sobre queimadas e preservação ambiental. Os resultados evidenciaram que, os discentes demonstraram um esforço significativo em representar a realidade que vivenciam, especialmente os impactos das queimadas na região. As toadas também revelaram um entendimento crítico das questões ambientais e um engajamento criativo com os elementos culturais locais. Os estudantes também foram capazes de articular suas vivências e preocupações com o meio ambiente, destacando a importância da preservação e das ações coletivas. A proposta se mostrou eficaz para estimular o pensamento crítico, a valorização dos saberes locais e a construção de competências ambientais e interculturais, reforçando a relevância de integrar práticas educativas que dialoguem com as realidades regionais no ensino de Ciências.
Palavras-chave
Cultura popular; Educação ambiental; Contexto intercultural; Práticas pedagógicas; Região Norte
DOI:
10.3895/actio.v10n2.19721
Apontamentos
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923