Conexões entre ficção científica, alfabetização científica e questões socioambientais: reflexões para o ensino de ciências

Vitor Martins Menezes, Patricia da Silva Sessa

Resumo


Este trabalho explora a intersecção entre a Ficção Científica (FC), a Alfabetização Científica (AC) e as Questões Socioambientais, investigando suas possibilidades e potencialidades para um Ensino de Ciências crítico e transformador. Partindo de uma abordagem qualitativa, teórica, descritiva e exploratória, o estudo analisa os elementos presentes em obras de FC, especialmente do subgênero climate fiction (cli-fi), que podem ser utilizados para promover e estimular discussões sobre questões socioambientais e desenvolver as premissas da AC. Inicialmente, são discutidas análises de obras realizadas por outros estudos. Em seguida, utilizando pressupostos da análise fílmica, procede-se à investigação e análise da série televisiva Extrapolations: Um Futuro Inquietante (2023). A partir das análises, evidenciamos a presença de diversos aspectos significativos para a abordagem socioambiental considerando o gênero em questão, tais como: conceitos científicos, impactos das degradações ambientais para a humanidade, injustiça ambiental, desigualdades, a necessidade do rompimento das estruturas de opressão, entre outros. Conclui-se que o uso de obras de FC pode estimular reflexões críticas sobre o papel das ciências na transformação social e na busca por um futuro mais sustentável e ético, alinhando-se às premissas da AC.


Palavras-chave


ficção científica; alfabetização científica; questões socioambientais; análise fílmica; séries no ensino de ciências

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19681

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr