Saber ambiental experiencial: fundamentos e contribuições à pesquisa/formação inicial de professores em educação ambiental

Rafael Almeida de Freitas, Geide Rosa Coelho

Resumo


Este trabalho enfoca o conceito de “Saber Ambiental Experiencial”, que emerge da interseção entre o Saber Ambiental e o Saber Experiencial. Discutimos sua relevância nos processos de pesquisa e na formação inicial de professores em Educação Ambiental com base nas contribuições teóricas de Enrique Leff, Marie-Christine Josso e outros autores. Exploramos o conceito em suas dimensões teórico-epistemológica e metodológica, buscando oferecer uma compreensão aprofundada de seu potencial para pesquisas e atividades formativas focadas na relação entre docência e sustentabilidade. A partir de uma tese de doutorado em Educação, analisamos possibilidades de integrar o conhecimento ambiental com exercícios de produção (auto)biográfica em práticas de pesquisa e formação docente. Identificamos características que evidenciam as dimensões ontológica e axiológica desse conceito, especialmente no que se refere à ética, à justiça ambiental e às noções de “ser”, “estar” e “intervir” no mundo. Essa abordagem desvela a complexidade das práticas de vida e formação dos sujeitos, estimulando uma prática universitária comprometida com a formação ambiental e a continuidade dos estudos sobre Educação Ambiental. Além disso, convoca futuros professores a assumir a responsabilidade global de construir sociedades sustentáveis, éticas e justas, promovendo reflexões sobre os valores e as ações necessários para enfrentar os desafios socioambientais contemporâneos.


Palavras-chave


docência; meio ambiente; narração de histórias; saberes do docente; sustentabilidade.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19672

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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