Ensino de ciências e biologia e a formação para a cidadania no contexto do colapso ambiental: o que, para quem e como ensinar?

Francine Lopes Pinhão, Luís Fernando Marques Dorvillé, Leonardo Kaplan

Resumo


O ensaio problematiza o ensino de ciências e biologia no contexto do colapso ambiental, com base em três questões centrais: “Para quem ensinamos?”, “O que ensinamos?” e “Como ensinamos?”. As respostas a essas questões são construídas a partir de dois pressupostos principais: a materialidade dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e o caráter histórico e dialético dos processos sociais e naturais. Nesse sentido, defendemos que: (i) o ensino de ciências e biologia deve considerar os sujeitos da educação, suas condições concretas de existência e os projetos de sociedade e cidadania em disputa; (ii) a interface entre saúde e ambiente deve ser explorada como um elemento de contextualização, superando abordagens reducionistas e holísticas; (iii) uma articulação entre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e o ensino Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), fundamentada no Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS), é uma poderosa ferramenta para transformar o ensino, não apenas como um processo instrucional, mas também como um espaço de formação de cidadãos críticos e conscientes das dinâmicas sociais e ambientais. Com isso, buscamos fornecer subsídios para uma reflexão crítica e atualizada sobre essas questões, contribuindo com a construção de práticas educativas no campo do ensino de ciências alinhadas a correntes progressistas.


Palavras-chave


Educação Científica; Educação para a cidadania; Ciência e Tecnologia; Pedagogia Histórico-Crítica.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n2.19637

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr