A abordagem de educação ambiental na área de ciências da natureza do currículo paulista: uma análise à luz de fundamentos da educação ambiental crítico-transformadora via tema gerador
Resumo
A Educação Ambiental (EA) é um processo fundamental na mudança da nossa relação com o meio ambiente. Propõe-se que a Educação Ambiental Crítico-Transformadora via Tema Gerador (EACT-TG), com fundamentos pedagógicos conforme propostos por Paulo Freire, seja uma concepção de EA para a formação de indivíduos críticos e atuantes na transformação da sua realidade ambiental. O objetivo desta pesquisa é analisar a presença e abordagem da EA do Currículo Paulista na área de Ciências da Natureza, ao longo do Ensino Fundamental, que vai do 1° ao 9° ano, quanto à sua relevância, buscando proximidades e distanciamentos aos fundamentos da EACT-TG. A investigação no texto das habilidades referentes à EA foi realizada a partir da análise da presença ou não de momentos referentes ao diálogo, aos temas geradores e às ações transformadoras. Constatou-se que muitas destas habilidades não contemplam a perspectiva do diálogo, bem como somente uma minoria contempla a possibilidade de tomada de temas geradores, e de planejamento e execução de ações transformadoras na realidade concreta. Nas poucas habilidades que contêm indícios destes três momentos, constatou-se uma tendência à culpabilidade individual, sem uma visão crítica a respeito dos problemas ambientais. Dessa forma, os resultados revelam que a abordagem da EA no Currículo Paulista na área de Ciências da Natureza, se distancia da perspectiva metodológica que contemplaria os fundamentos de uma EACT-TG.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n2.19564
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923