Questões socioambientais no contexto político e educacional brasileiro: uma análise a partir do fundamento histórico-crítico

Izabela Lourenço Silva, Ana Paula Biondo Lhamas, Jorge Sobral da Silva Maia

Resumo


As condições naturais dos ecossistemas têm sido brutalmente alteradas em decorrência do modo de produção capitalista. Atualmente vivemos o que chamamos de crise climática e, apesar de ser debatida há alguns anos pelas instâncias de poder, o colapso climático sempre foi apontado como algo distante, ao passo que a devastação da natureza e a emergência climática têm sido ignoradas por diversas figuras em posições importantes de poder como governadores e as grandes corporações. Diante disso, o presente estudo utiliza-se da Pedagogia Histórico-Crítica, do Materialismo Histórico-Dialético e da Educação Ambiental Crítica, com o objetivo de debater acerca das problemáticas que tangem a emergência climática, assim, trouxemos a discussão sobre como o agronegócio corrobora a esse fenômeno, a fim de realizar a crítica dessa atividade exercida no país, tal como a necessidade de superar as ideias da exploração da sociedade-natureza impostas pela democracia burguesa, bem como compreender por meio da educação escolar os determinantes causais desta crise civilizatória, a fim de alcançarmos uma sociedade que traga o equilíbrio da relação entre sociedade-natureza.


Palavras-chave


Emergência climática; Relação Sociedade-Natureza; Pedagogia Histórico-Crítica; Materialismo Histórico-Dialético.

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DOI: 10.3895/actio.v10n2.19489

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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