Prática como componente curricular e educação inclusiva
Resumo
Neste texto, discute-se aspectos relacionados à formação inicial docente por meio de um trabalho desenvolvido em uma disciplina de Prática como Componente Curricular (PCC) na perspectiva inclusiva. Os alunos de um curso de licenciatura em Matemática, divididos em grupos, estudaram, discutiram, elaboraram e, a partir do processo de Imaginação Pedagógica, desenvolveram aulas de Geometria para a diversidade de alunos que imaginaram. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de modo que os dados foram constituídos pelos relatórios dos grupos, questionários e pelo diário de campo da pesquisadora, e analisados por meio da análise do conteúdo. O estudo oportunizou práticas reflexivas, críticas e autônomas, de forma a proporcionar ao licenciando a construção do próprio conhecimento, a partir da exploração de possíveis situações que serão vivenciadas ao exercer a profissão. Assim, tornou-se evidente que a disciplina de PCC, ao ser ofertada, influenciou o processo formativo dos futuros professores de Matemática, estimulando a criticidade e a reflexão em relação à Educação Inclusiva.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n1.19337
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923