Prática como componente curricular e educação inclusiva

Vanessa de Paula Cintra, Jessica Costa Lopes

Resumo


Neste texto, discute-se aspectos relacionados à formação inicial docente por meio de um trabalho desenvolvido em uma disciplina de Prática como Componente Curricular (PCC) na perspectiva inclusiva. Os alunos de um curso de licenciatura em Matemática, divididos em grupos, estudaram, discutiram, elaboraram e, a partir do processo de Imaginação Pedagógica, desenvolveram aulas de Geometria para a diversidade de alunos que imaginaram. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de modo que os dados foram constituídos pelos relatórios dos grupos, questionários e pelo diário de campo da pesquisadora, e analisados por meio da análise do conteúdo. O estudo oportunizou práticas reflexivas, críticas e autônomas, de forma a proporcionar ao licenciando a construção do próprio conhecimento, a partir da exploração de possíveis situações que serão vivenciadas ao exercer a profissão. Assim, tornou-se evidente que a disciplina de PCC, ao ser ofertada, influenciou o processo formativo dos futuros professores de Matemática, estimulando a criticidade e a reflexão em relação à Educação Inclusiva. 


Palavras-chave


Imaginação Pedagógica; Diversidade; Deficiência; Formação Inicial Docente

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n1.19337

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr