Didática multissensorial e o ensino de física: uma proposta inclusiva sobre absorção por objetos de cores diferentes para estudantes com deficiência visual
Natã Nadher Rezende Feitoza, Denise Pereira de Alcântara Ferraz
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade de aplicar uma atividade prático-experimental inclusiva sobre absorção de calor, utilizando a Didática Multissensorial como abordagem teórica. O referencial teórico fundamenta-se nas práticas de ensino que incorporam múltiplos sentidos para promover a aprendizagem, especialmente para alunos com deficiência visual. O experimento envolve cinco anteparos de cores diferentes, cada um identificado com a cor correspondente em braille e com uma fita tátil, o que facilita a leitura por pessoas com deficiência visual que dominam esse sistema de escrita. Tais anteparos são expostos a uma fonte luminosa, a qual fornece calor para pares de anteparos, permitindo comparações entre cor e absorção de calor. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, composta por duas fases: a primeira envolve a participação de duas pessoas com deficiência visual, com o intuito de validar a usabilidade e a acessibilidade da atividade, enquanto a segunda fase, por sua vez, consiste em testar a atividade com uma turma de alunos normovisuais. Um dos focos principais da análise é o tempo necessário para interpretar os resultados, considerando a variação de temperatura e a identificação das cores dos anteparos, visto que o tempo é um fator crucial para garantir uma interação equitativa entre alunos com e sem deficiência visual. Embora o tempo de interpretação entre a voluntária com deficiência visual e a turma teste tenha apresentado uma diferença significativa, esta foi minimizada quando comparada ao desempenho da professora de braille, que participou da validação. A atividade, além de promover uma experiência de ensino equitativa e enriquecedora, demonstrou um grande potencial para a aprendizagem inclusiva, sendo acessível tanto para alunos típicos quanto para aqueles com deficiência visual.
Palavras-chave
Ensino de Física; Educação Inclusiva; Educação dos Cegos.
DOI:
10.3895/actio.v10n1.19327
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ISSN: 2525-8923
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
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CDD: ed. 23 -- 505
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ISSN: 2525-8923