Um estudo bibliométrico sobre a resolução de problemas em química
Resumo
A bibliometria, como método, possibilita o mapeamento de um tema/conhecimento científico específico. Neste estudo, no âmbito da Educação Química, objetiva-se analisar a inter-relação entre autores e seus impactos nas produções científicas acerca da metodologia de Resolução de Problemas, utilizando a análise bibliométrica como suporte. Para isso, empregou-se a plataforma Web of Science para coleta de dados e o software VOSviewer para análise, com base em indicadores como distribuição de publicações, citações, coocorrência e acoplamento bibliográfico. Os resultados evidenciaram um aumento nas publicações sobre o tema a partir de 2010, com uma transição da aprendizagem em ciências de uma perspectiva individual para uma abordagem coletiva, focada no exercício da cidadania. A predominância de citações de trabalhos norte-americanos está associada ao movimento STEM, que impulsionou a promoção da Ciência. Observa-se, assim, uma tendência curricular em direção a uma educação com enfoque investigativo em diferentes níveis de ensino, incluindo o Brasil. Destaca-se, portanto, a necessidade de estratégias e metodologias que abordem problemas em sala de aula, a fim de desenvolver habilidades como a “tomada de decisão”, alinhando-se a uma tendência pedagógica no ensino de Química.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n1.19262
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923