Um estudo bibliométrico sobre a resolução de problemas em química

Natany Dayani de Souza Assai, Everton Bedin, Lucicleia Pereira da Silva

Resumo


A bibliometria, como método, possibilita o mapeamento de um tema/conhecimento científico específico. Neste estudo, no âmbito da Educação Química, objetiva-se analisar a inter-relação entre autores e seus impactos nas produções científicas acerca da metodologia de Resolução de Problemas, utilizando a análise bibliométrica como suporte. Para isso, empregou-se a plataforma Web of Science para coleta de dados e o software VOSviewer para análise, com base em indicadores como distribuição de publicações, citações, coocorrência e acoplamento bibliográfico. Os resultados evidenciaram um aumento nas publicações sobre o tema a partir de 2010, com uma transição da aprendizagem em ciências de uma perspectiva individual para uma abordagem coletiva, focada no exercício da cidadania. A predominância de citações de trabalhos norte-americanos está associada ao movimento STEM, que impulsionou a promoção da Ciência. Observa-se, assim, uma tendência curricular em direção a uma educação com enfoque investigativo em diferentes níveis de ensino, incluindo o Brasil. Destaca-se, portanto, a necessidade de estratégias e metodologias que abordem problemas em sala de aula, a fim de desenvolver habilidades como a “tomada de decisão”, alinhando-se a uma tendência pedagógica no ensino de Química.


Palavras-chave


Bibliometria; Ensino; ABP; Química; Web of Science

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n1.19262

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr