Aprimorando a aprendizagem em estequiometria por meio de vídeo-lista no youtube
Resumo
O conteúdo de Estequiometria é geralmente visto pelos estudantes como um dos assuntos mais difíceis de entender. Isso pôde ser observado por meio de nossa experiência como professores do ensino médio, em escolas públicas e privadas, no Brasil. Percebemos que novos recursos didáticos são necessários para minimizar tais dificuldades, auxiliando tanto no processo de ensino quanto na aprendizagem. Os materiais didáticos produzidos pelos próprios professores devem ser mais eficientes, pois retratam a própria realidade escolar, tornando o ensino, de certa forma, personalizado. Além disso, esses materiais de sala de aula devem ser disponibilizados on-line, a fim de atender o maior número possível de estudantes. Este trabalho envolve a criação de um produto educacional, apresentado como um recurso audiovisual, pois traz elementos muito eficientes no processo de ensino e aprendizagem, como movimento, cores e sons. No Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criamos um canal no YouTube, que apresenta a solução de exercícios de estequiometria de nível de dificuldade crescente. Os vídeos foram gravados em smartphone e editados em software livre, em processo que pode ser reproduzido por qualquer professor que tenha acesso à internet. Dessa forma, nosso trabalho visa principalmente desenvolver tais materiais para servir de inspiração para que os professores criem seus próprios materiais de sala de aula, baseados na realidade escolar em que estão inseridos. Foram aplicados questionários antes e após a utilização do material e os dados coletados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin. O material apresentou ótimos resultados no sentido de melhorar o aprendizado da estequiometria, os quais foram verificados por meio de um pré e um pós-teste, bem como, por meio de pós-questionário que avaliou a impressão dos estudantes sobre o material produzido.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n1.19254
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Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

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Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923