Percepção de licenciandos de ciências biológicas sobre a formação botânica
Resumo
O ensino de botânica na Educação Básica enfrenta desafios, incluindo obstáculos na formação inicial dos professores. Investigar as percepções de licenciandos pode melhorar o ensino, valorizando conhecimentos sobre ecologia, questões ambientais e segurança alimentar. Este estudo buscou investigar a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a inclusão das Práticas como Componente Curricular nas disciplinas obrigatórias com conteúdo de botânica. Utilizando abordagem quali-quantitativa, foi realizado um estudo de caso com entrevistas em Grupos Focais e análise de conteúdo com o software NVivo. Os resultados são apresentados em duas categorias temáticas: 1) A inclusão das Práticas como Componente Curricular (PCCs) nas disciplinas específicas de conteúdos botânicos e 2) A perspectiva do licenciando para ensinar botânica. O estudo demonstrou que foi realizada a inserção das PCCs nas disciplinas com conteúdo de botânica, porém essa carga horária deve ser continuamente avaliada porque se nota uma separação entre os momentos de aula para os licenciandos e para os bacharelandos. Os entrevistados também ressaltaram que muitos professores não são licenciados ou estão fora da escola há muito tempo e acabam por não trabalhar metodologias inovadoras e diversas. Como consequência, sentem-se inseguros em relação à transposição do conteúdo da graduação para a sua prática docente na escola. Os resultados ampliaram o entendimento sobre o ensino de botânica na formação inicial de professores, sugerindo reuniões de avaliação, capacitações para docentes, mudanças curriculares e diálogo com egressos como ações necessárias e contínuas.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n1.18981
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923