Elaboração de uma atividade de modelagem em um espaço colaborativo de formação

Ana Paula dos Santos Malheiros, Lahis Braga Souza, Régis Forner

Resumo


Este artigo é um recorte do projeto de pesquisa intitulado “Itinerários Formativos e Modelagem Matemática no Novo Ensino Médio: perspectivas e práticas” e visa apresentar o processo de elaboração de uma atividade de Modelagem no âmbito de um Espaço Colaborativo de Formação em Modelagem. Com base na metodologia de pesquisa qualitativa, os dados foram obtidos por meio da transcrição de uma gravação em áudio de um encontro com professores da Educação Básica, bolsistas do referido projeto. A análise dos dados evidencia momentos de escuta, diálogo e colaboração durante a elaboração de uma atividade de Modelagem Matemática. Ademais, salienta nuances da práxis no Espaço Colaborativo ali constituído e a necessidade de difundir e implementar ambientes dessa natureza. Como resultados, destacamos que a Modelagem, como abordagem que parte de situações do cotidiano, pode contribuir para leitura do mundo e na constituição de uma educação libertadora, emancipadora e transformadora. Diante disso, entendemos que a abordagem de atividades de Modelagem Matemática nas escolas deve se configurar como um instrumento de formação permanente.


Palavras-chave


Educação Matemática; Modelagem Matemática; Escuta; Diálogo; Colaboração.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.18849

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr