Elaboração de uma atividade de modelagem em um espaço colaborativo de formação
Resumo
Este artigo é um recorte do projeto de pesquisa intitulado “Itinerários Formativos e Modelagem Matemática no Novo Ensino Médio: perspectivas e práticas” e visa apresentar o processo de elaboração de uma atividade de Modelagem no âmbito de um Espaço Colaborativo de Formação em Modelagem. Com base na metodologia de pesquisa qualitativa, os dados foram obtidos por meio da transcrição de uma gravação em áudio de um encontro com professores da Educação Básica, bolsistas do referido projeto. A análise dos dados evidencia momentos de escuta, diálogo e colaboração durante a elaboração de uma atividade de Modelagem Matemática. Ademais, salienta nuances da práxis no Espaço Colaborativo ali constituído e a necessidade de difundir e implementar ambientes dessa natureza. Como resultados, destacamos que a Modelagem, como abordagem que parte de situações do cotidiano, pode contribuir para leitura do mundo e na constituição de uma educação libertadora, emancipadora e transformadora. Diante disso, entendemos que a abordagem de atividades de Modelagem Matemática nas escolas deve se configurar como um instrumento de formação permanente.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n3.18849
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923