O que mostram as pesquisas na linha de ensino de ciências desenvolvidas em programas de pós-graduação do Paraná?

Mayra Alonço, Lourdes Aparecida Della Justina, Rosana Franzen Leite

Resumo


Para orientar o desenvolvimento contínuo do meio acadêmico, é fundamental compreender o cenário das pesquisas no ensino de Ciências, já que existem temáticas que carecem de investigações. Nesse sentido, é necessário direcionar o foco também para os programas de pós-graduação, onde são desenvolvidos estudos que embasam e caracterizam essa área do conhecimento. Assim, nossos questionamentos nos conduziram ao seguinte problema de pesquisa: Qual é o panorama das pesquisas em ensino de Ciências nos programas de pós-graduação do Paraná? Quais são as principais tendências, desafios e lacunas identificadas? O objetivo deste estudo é destacar as emergentes tendências e contribuições nas pesquisas sobre o ensino de Ciências nos programas de pós-graduação do Paraná. Realizamos uma pesquisa de estado do conhecimento, utilizando como corpus as teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação, avaliados na Área de Ensino e na área básica de Ensino de Ciências e Matemática. Os dados foram analisados com o suporte do software IRAMUTEQ® para identificar e descrever os principais aspectos da investigação. Os resultados revelaram uma diversidade de assuntos, com destaque para questões relacionadas ao livro didático, práticas e reflexões epistêmicas, criticidade sobre conceitos científicos e sociais, promoção da cidadania, educação ambiental e formação de professores. No entanto, identificaram-se lacunas relacionadas a diversidade de metodologias de ensino, inclusão e diversidade, currículo, avaliação e história da ciência. Essas lacunas podem ser objeto de novas investigações buscando expandir e aprofundar o entendimento nesses campos.


Palavras-chave


Área de Ensino de Ciências e Matemática; Programas de pós-graduação; Paraná; Pesquisa

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v10n1.18597

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr