Uma análise das heurísticas na aprendizagem estratégica em uma atividade de modelagem matemática
Resumo
Neste artigo, fez-se imprescindível o olhar para a aprendizagem estratégica no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, a modelagem matemática subsidiou a pesquisa enquanto alternativa pedagógica, bem como na aprendizagem estratégica que tem como objetivo valorizar os procedimentos em detrimento do produto. As argumentações são pautadas a partir da descrição e análise de uma atividade intitulada “Pastel”, desenvolvida em uma escola privada localizada no norte do Paraná, em uma turma do 8º ano. Para tanto, os dados coletados foram provenientes de registros escritos dos alunos, diário de bordo da professora, fotos, vídeos e gravações em áudio. Por meio da análise qualitativa e interpretativa dos dados, foi evidenciado que estratégias heurísticas são empreendidas ao longo de uma atividade de modelagem matemática, podendo aparecer repetidas vezes, em cada uma, com significados diferentes. Contudo, estão estritamente relacionadas à aprendizagem estratégica, uma das cinco componentes da aprendizagem, caracterizada pela importância do processo, implicando na interpretação das ações e decisões dos alunos durante a resolução de uma situação-problema.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n2.18473
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923