Uma análise das heurísticas na aprendizagem estratégica em uma atividade de modelagem matemática

Suzana Lovos Trindade, Karina Alessandra Pessoa da Silva

Resumo


Neste artigo, fez-se imprescindível o olhar para a aprendizagem estratégica no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, a modelagem matemática subsidiou a pesquisa enquanto alternativa pedagógica, bem como na aprendizagem estratégica que tem como objetivo valorizar os procedimentos em detrimento do produto. As argumentações são pautadas a partir da descrição e análise de uma atividade intitulada “Pastel”, desenvolvida em uma escola privada localizada no norte do Paraná, em uma turma do 8º ano. Para tanto, os dados coletados foram provenientes de registros escritos dos alunos, diário de bordo da professora, fotos, vídeos e gravações em áudio. Por meio da análise qualitativa e interpretativa dos dados, foi evidenciado que estratégias heurísticas são empreendidas ao longo de uma atividade de modelagem matemática, podendo aparecer repetidas vezes, em cada uma, com significados diferentes. Contudo, estão estritamente relacionadas à aprendizagem estratégica, uma das cinco componentes da aprendizagem, caracterizada pela importância do processo, implicando na interpretação das ações e decisões dos alunos durante a resolução de uma situação-problema.


Palavras-chave


Modelagem Matemática; Estratégias Heurísticas; Componentes da Aprendizagem; Aprendizagem Estratégica

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n2.18473

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr