O uso do referencial fleckiano no contexto brasileiro: uma análise da categoria circulação de ideias

Nara Alinne Nobre-da-Silva, Wellington Pereira de Queirós, Demétrio Delizoicov

Resumo


O presente trabalho objetiva apontar como a categoria “circulação de ideias (e práticas)” tem sido abordada nos trabalhos acadêmicos (teses) das mais diferentes áreas do conhecimento. Recorrendo à pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, o levantamento foi realizado por meio do Catálogo de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando descritores relativos ao tema de estudo. No total, foram localizados 33 trabalhos, que após análise descritivo-interpretativa revelaram: emergência de grupos que compreendem a circulação intra e intercoletiva de formas dissonantes; deslocamentos de significados em relação a: coletivo e coletivo de pensamento e transformação do estilo de pensamento sem evidenciar a presença de complicações. Por fim, esta investigação nos leva a considerar a possibilidade de um novo deslocamento de significado: a de que a circulação de ideias entre círculos esotérico e exotérico de um mesmo coletivo de pensamento é do tipo circulação intracoletiva. Portanto, ser faz necessária realizar novas investigações ao longo do tempo para identificar se tais deslocamentos se desdobrarão na emergência de um novo coletivo de pensamento cujo objeto de estudo é a própria obra de Fleck.


Palavras-chave


Ludwik Fleck; Circulação de ideias; Epistemologia

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.18352

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr