O uso do referencial fleckiano no contexto brasileiro: uma análise da categoria circulação de ideias
Resumo
O presente trabalho objetiva apontar como a categoria “circulação de ideias (e práticas)” tem sido abordada nos trabalhos acadêmicos (teses) das mais diferentes áreas do conhecimento. Recorrendo à pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, o levantamento foi realizado por meio do Catálogo de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando descritores relativos ao tema de estudo. No total, foram localizados 33 trabalhos, que após análise descritivo-interpretativa revelaram: emergência de grupos que compreendem a circulação intra e intercoletiva de formas dissonantes; deslocamentos de significados em relação a: coletivo e coletivo de pensamento e transformação do estilo de pensamento sem evidenciar a presença de complicações. Por fim, esta investigação nos leva a considerar a possibilidade de um novo deslocamento de significado: a de que a circulação de ideias entre círculos esotérico e exotérico de um mesmo coletivo de pensamento é do tipo circulação intracoletiva. Portanto, ser faz necessária realizar novas investigações ao longo do tempo para identificar se tais deslocamentos se desdobrarão na emergência de um novo coletivo de pensamento cujo objeto de estudo é a própria obra de Fleck.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n3.18352
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923