Formulação e resolução de problemas a partir de “uma pergunta”

Maria Solange dos Santos Gama, Elisângela Bastos de Melo Espíndola

Resumo


Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC). No presente trabalho, tomamos por objetivo analisar a formulação e resolução de problemas (FRP) a partir de uma pergunta, envolvendo os conceitos de volume e capacidade, feita por alunos egressos do Ensino Médio. Fundamentamos a pesquisa na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), pondo em relevo os tipos de situações que dão sentido aos conceitos de volume e capacidade (medição, comparação e produção) e os esquemas mobilizados pelos alunos na FRP. A pesquisa teve como lócus uma Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAM), localizada na região metropolitana de Recife-Pernambuco. Contamos com a participação de 61 alunos, sendo esses distribuídos em três turmas. Cada aluno foi solicitado a formular e resolver um problema a partir da pergunta: Quantos copos de suco a jacubeira moderna fornece a mais do que a jacubeira antiga? Os critérios de análise foram norteados pela identificação dos tipos de situações, regras de ação e invariantes operatórios dos problemas formulados e resolvidos pelos alunos. Sobre o tipo de atividade para FRP, destacamos que vários alunos utilizaram uma pergunta diferente da que foi proposta. A maioria dos alunos formulou problemas em torno de situações de medição (relacionadas à transformação de unidades de medida e operacionalização de medidas) e situações de comparação. Identificamos a atribuição de medidas das dimensões do objeto (jacubeira) incoerentes com a realidade, ou seja, muito grandes para esse tipo de objeto, o que revela a dificuldade dos alunos em estimar medidas de comprimento, de capacidade e de volume.


Palavras-chave


Formulação de problemas; Resolução de problemas; Volume; Capacidade; Teoria dos campos conceituais

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n3.17583

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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