O ensino de logaritmos via resolução de problemas no ensino médio

Renato Rodrigues dos Santos, Caleb da Silva Araujo Campelo, Marcelo Carlos de Proença

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem por objetivo analisar a compreensão de alunos sobre logaritmos na abordagem do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). A pesquisa foi desenvolvida em três encontros, com duração de quatro horas/aula, com participação de 29 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de um Instituto Federal de Educação da região Norte do Paraná. Para a coleta de dados, os pesquisadores utilizaram os registros dos grupos de alunos acerca de uma situação de matemática, um questionário individual e o diário de campo do pesquisador. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que os alunos mobilizaram equações exponenciais e que conseguiram propor uma estratégia de resolução do problema. Constatou-se que a maioria dos alunos apresentou compreensão da relação entre o ponto central das estratégias e o conceito de logaritmo. Concluímos que o EAMvRP, o qual seguimos para introduzir logaritmos, teve potencial para suscitar o uso de conhecimentos prévios de equações exponenciais, mobilizar estratégias e tecer a articulação da situação de Matemática com o conteúdo. Porém, a continuidade do ensino é necessária para ampliar a compreensão de logaritmos.


Palavras-chave


Estratégias; Logaritmos; Educação Matemática

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n3.17577

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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