Dinâmica de produção dos produtos educacionais em mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática

Neiva Lílian Ferreira Ortiz, Luís Sebastião Barbosa Bemme, Rosemar de Fátima Vestena

Resumo


Pesquisas na Área de Ensino referente aos Mestrados Profissionais evidenciaram que, para o desenvolvimento de um Produto Educacional, perpassa-se pelas etapas de preconcepção, pesquisa, análise e síntese, prototipação, avaliação, análise dos resultados da aplicação, revisão e replicabilidade. Assim, este artigo tem como objetivo identificar a dinâmica de produção dos Produtos Educacionais desenvolvidos por pedagogos da Região Sul do Brasil em Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental, construída a partir do levantamento dos Produtos Educacionais desenvolvidos por pedagogos em Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática da Região Sul do Brasil, entre 2010 e 2020. Utilizando a Plataforma Sucupira, foram identificados doze Programas de Pós-Graduação que atendem os critérios definidos. A partir de uma busca nos sites dos respectivos programas de Pós-Graduação, encontraram-se trinta Produtos Educacionais, distribuídos em nove universidades. Vinte deles contemplam a etapa de preconcepção e os momentos de pesquisa, análise e síntese, prototipação e avaliação na dinâmica de produção dos Produtos Educacionais; e dez contemplam também o momento análise dos resultados da aplicação. Observou-se que os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática contemplam a proposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no quesito elaboração dos Produtos Educacionais. Ainda, constatou-se que os Produtos Educacionais pesquisados atendem a dinâmica de produção de elaboração. 


Palavras-chave


Pedagogos; Mestrado; Produtos Educacionais; Região Sul do Brasil.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n3.17497

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr