Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes

David Santana Lopes, Lynn Rosalina Gama Alves, Rejâne Maria Lira-da-Silva

Resumo


O presente artigo teve como objetivo propor a construção do Modelo de Construção de Identidades Digitais Aparentes (MCIDA), um construto teórico focado na inabitual articulação dos princípios contidos na Teoria do Agir-Comunicativo (TAC) do sociólogo Jürgen Habermas com as atuais Tecnologias Digitais, materializadas na conjuntura contemporânea em torno do fenômeno da Plataformização. Esse modelo desponta, a princípio, especificamente, como uma possibilidade de análise teórica das potencialidades e dos fatores limitantes, de ordem comunicativa educacional, no que tange a interação de sujeitos partícipes de ambientes de ensino, como professores e estudantes universitários, diante da presença ou ausência de artefatos digitais em suas demandas diárias. Para isso, este estudo elabora o referido modelo teórico a partir dos pressupostos e etapas orientadoras definidas pelo filósofo Imre Lakatos em sua Metodologia dos Programas de Pesquisa. Com base nesse referencial, foram seguidas três etapas metodológicas de definição do núcleo firme e do cinturão teórico do modelo, da descrição das heurísticas positivas/negativas e, por fim, na apresentação das anomalias sociocomunicativas presentes na relação entre os objetos investigados, tendo o intuito, com base nesse modelo, de estabelecer condições teórico/metodológicas de reflexão sobre a realidade plataformizada em questão. Seguindo tais etapas foi possível elaborar os elementos principais do modelo proposto, apontando, diante de um recorte para o campo das Ciências da Natureza, novas lentes de descrição e análise para o pensar e fazer docente, principalmente para os cursos de licenciatura na área. Como principais construtos propostos estão as categorias (I) das Identidades Aparentes, (II) dos Sistemas Comunitários de Comunicação, (III) das Zonas de Conflitos Infocomunicacionais (ZCI), além (IV) da Proposta de Definição de uma Nova Modalidade Leitor, um Leitor de Plataformas. Desta forma, espera-se que a partir desses construtos e proposições outras pesquisas subsequentes possam focalizar as suas análises aos pontos exatos de tensionamento dos fatores que limitam ou amplificam as potencialidades comunicativas de estudantes e professores quando em diálogo com tecnologias digitais, favorecendo, no recorte desta pesquisa, a formação e atuação desses agentes sociais na área das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), além da própria superação do perfil utilitarista, transitório e instrumental ao interagir com tais artefatos socioculturais, principalmente no que tange as demandas que reverberam da contemporânea Sociedade de Plataforma.


Palavras-chave


Construção de modelos conceituais; Formação docente; Ciência e tecnologia; Ambiente digital; Teoria da ciência.

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PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n3.17301

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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