Metodologias ativas e tecnologias digitais na ótica de professores de química durante o ensino remoto: uma análise com auxílio do software Iramuteq

Leonardo Augusto Natércio da Silva, Tais Andrade dos Santos, Gustavo Bizarria Gibin

Resumo


período de pandemia da COVID-19 fez com que as aulas passassem a ser realizadas virtualmente, por meio de tecnologias digitais (TD), no modelo de ensino denominado Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse período de pandemia, os professores foram desafiados a utilizar recursos tecnológicos e metodologias de ensino alternativas às tradicionais, como as metodologias ativas (MA). Diante desses desafios, o objetivo deste trabalho foi compreender a concepção sobre o uso de MA e TD durante as aulas remotas de um grupo de professores de Química atuantes na rede privada de ensino em cidades do interior de São Paulo. Para tanto, adotou-se as ideias de Moran e Valente sobre o tema como referencial teórico e a abordagem utilizada foi a qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Química, que possuíam formação em licenciatura em Química e estavam atuando em escolas particulares no período da pesquisa. Esses dados sobre as vivências dos professores em momentos pandêmicos foram submetidos à análise lexical por meio do software Iramuteq. Nos resultados, constatou-se que os professores não implementavam MA durante suas aulas remotas e que, quando os utilizavam, limitavam-se a recursos tecnológicos como slides e quizzes interativos, porém focados em uma visão tradicional. A ausência de formação para o uso de metodologias e recursos alternativos e a falta de tempo devido à prioridade no cumprimento dos conteúdos das apostilas, foram alguns dos desafios apresentados pelos professores. Diante do exposto, existe a necessidade de oferecer formação inicial e continuada sobre os temas, bem como uma revisão da importância do cumprimento integral dos conteúdos na formação dos aprendizes para uma visão crítica.


Palavras-chave


Ensino de Química; TDIC; Formação de Professores

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n2.17278

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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ISSN: 2525-8923

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