Ensaio à formação de licenciandos para retificar a prosperação de lições implícitas com visões indesejadas da natureza da ciência
Resumo
Este estudo se insere na linha de pesquisa de formação de professores, com o objetivo de contribuir com uma proposta de instrução à disciplina intitulada “Evolução dos conceitos e teorias da física”, tradicionalmente presente na grade curricular de um curso de graduação em Física e pela qual se designam discussões das evoluções de conceitos científicos que se dão por contextos históricos desta Ciência. A proposta constitui-se num ensaio e defende basicamente a incorporação de dois momentos: 1) Inserção de referenciais epistemológicos justificacionistas e não justificacionistas acerca do desenvolvimento do conhecimento científico; 2) Inserção de trechos da história da ciência, selecionados para leitura, nos quais se estabelecem possibilidades epistemológicas interpretativas por meio desses referenciais pelos estudantes ao aprimoramento desejado via Avaliação Formativa. À viabilidade da proposta, apresenta-se uma seleção de alguns referenciais epistemológicos mediante um instrumento analítico exercitável em discussões da história da ciência, aplicando-a, a título de exemplo, num trecho histórico ora divulgado em jornal, caracterizando-se numa alternativa instrucional a fim de subsidiar a preparação dos então graduandos e futuros professores. São também estabelecidas algumas considerações dos limites e possibilidades desses instrumentos analíticos perante grande maioria de recursos educacionais da história da ciência, disponíveis do tipo textual, e que normalmente seguem elaborados sem intuitos filosóficos. Espera-se, portanto, contribuir à capacitação dos futuros professores para superarem comuns lições implícitas de uma visão indesejada da natureza da ciência, quando vierem a lecionar no Ensino Médio, preocupação esta que há tempos persiste na educação científica.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v9n1.17264
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923