Ensaio à formação de licenciandos para retificar a prosperação de lições implícitas com visões indesejadas da natureza da ciência

Osmar Henrique Moura da Silva, Carlos Eduardo Laburú, Thiago Queiroz Costa

Resumo


Este estudo se insere na linha de pesquisa de formação de professores, com o objetivo de contribuir com uma proposta de instrução à disciplina intitulada “Evolução dos conceitos e teorias da física”, tradicionalmente presente na grade curricular de um curso de graduação em Física e pela qual se designam discussões das evoluções de conceitos científicos que se dão por contextos históricos desta Ciência. A proposta constitui-se num ensaio e defende basicamente a incorporação de dois momentos: 1) Inserção de referenciais epistemológicos justificacionistas e não justificacionistas acerca do desenvolvimento do conhecimento científico; 2) Inserção de trechos da história da ciência, selecionados para leitura, nos quais se estabelecem possibilidades epistemológicas interpretativas por meio desses referenciais pelos estudantes ao aprimoramento desejado via Avaliação Formativa. À viabilidade da proposta, apresenta-se uma seleção de alguns referenciais epistemológicos mediante um instrumento analítico exercitável em discussões da história da ciência, aplicando-a, a título de exemplo, num trecho histórico ora divulgado em jornal, caracterizando-se numa alternativa instrucional a fim de subsidiar a preparação dos então graduandos e futuros professores. São também estabelecidas algumas considerações dos limites e possibilidades desses instrumentos analíticos perante grande maioria de recursos educacionais da história da ciência, disponíveis do tipo textual, e que normalmente seguem elaborados sem intuitos filosóficos. Espera-se, portanto, contribuir à capacitação dos futuros professores para superarem comuns lições implícitas de uma visão indesejada da natureza da ciência, quando vierem a lecionar no Ensino Médio, preocupação esta que há tempos persiste na educação científica.


Palavras-chave


Referenciais epistemológicos; Proposta educacional; Avaliação Formativa; Textos de história da ciência; Capacitação de professores

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n1.17264

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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