Avaliação do desempenho dos graduandos de ciências biológicas nas disciplinas das ciências exatas: uma visão para além das fórmulas

Tandara Ketlyn Degobi Xavier, Mara Garcia Tavares, Ginia Cezar Bontempo

Resumo


Os conhecimentos matemáticos foram e são imprescindíveis para o desenvolvimento das ciências da natureza: química, física e biologia. Apesar desta importância, observa-se que os graduandos de ciências biológicas apresentam dificuldades de aprendizagem em relação às disciplinas das áreas de ciências exatas, além de certa aversão a estas disciplinas. Nesse cenário, este estudo objetivou levantar as dificuldades e compreender a raiz desse problema, aferir se existe adesão estudantil às monitorias e tutorias oferecidas pela universidade e questionar quais são as metodologias e os recursos didáticos utilizados pelos docentes das referidas disciplinas, a fim de compreender sua efetividade no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de 92 graduandos e 11 docentes de um dos campus de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais. Foi possível constatar a existência de defasagem de aprendizagem entre os graduandos do curso de ciências biológicas, na área de ciências exatas, principalmente, pela dificuldade de os graduandos com a matemática básica, independentemente de estes serem egressos da educação básica da rede pública ou privada. Essa defasagem culmina com o trancamento, abandono ou com altos índices de reprovação nas referidas disciplinas no ensino superior. Os dados evidenciaram, ainda, a utilização de metodologias tradicionais e pouco contextualizadas por parte dos docentes, a ‘culpabilização’ entre os sujeitos envolvidos e uma visão unilateral a respeito das dificuldades no processo do ensino-aprendizagem. Com este trabalho foi possível identificar que há necessidade de sanar lacunas prévias de aprendizagem dos graduandos e que as monitorias podem ajudar a diminuir os índices de reprovação, levando a uma aprendizagem mais significativa. Estratégias como estas poderão garantir formação mais completa aos futuros profissionais da área de ciências biológicas.


Palavras-chave


Práticas pedagógicas; Relação aluno-professor; Avaliação da aprendizagem.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n2.16873

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

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