Percepções docentes sobre o ensino de ciências da natureza com obras de literatura
Resumo
Este artigo fala sobre o Ensino de Ciências da natureza para crianças com a utilização de obras de literatura. Essa temática tem sido discutida ao longo dos anos por diversos autores como Almeida e Esteves (1993), Zamboni (2001), Nascimento (2008) e Pinto (2017). Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa a partir do uso de narrativas de professores acerca da utilização de estratégias voltadas para a alfabetização científica dos estudantes, este artigo tem como objetivo discutir sobre as percepções de quatro professores em relação às potencialidades e fragilidades oriundas da utilização de obras de Literatura no Ensino de Ciências da natureza. Analisaram-se as narrativas de quatro sujeitos, tomando por base seus relatos sobre a temática. Segundo os sujeitos, a união dessas duas áreas do conhecimento possibilita explorar, na literatura, os aspectos da ciência, tecnologia e sociedade, que são fundamentais para a formação crítica do cidadão. Concluiu-se, pelas narrativas analisadas nesta pesquisa, que as ações e estratégias adequadas no Ensino de Ciências podem promover a motivação dos alunos, propiciando a aprendizagem de conceitos científicos e questões relacionadas à natureza da Ciência, além de incentivar o desenvolvimento de esquemas mentais que auxiliam na compreensão de conceitos científicos. No entanto, é válido ressaltar a necessidade de momentos de formação, para que o professor possa conhecer como realizar esse trabalho em sala de aula. Os dados coletados apontam que a maior dificuldade para que se explore o caráter científico presente na literatura é o fato de o professor, muitas vezes, não receber formação na área sobre como realizar esse trabalho de divulgação científica por meio da literatura em sala de aula.
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PDFADOI: 10.3895/actio.v8n2.16509
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923