O scrapbook como recurso pedagógico para o ensino de biologia na educação básica
Resumo
A técnica do scrapbook é caracterizada pela confecção de um livro ou álbum de recortes relacionados a um determinado tema. Além de imagens, os álbuns podem ser constituídos por textos, artigos publicados em livros, revistas, mídias audiovisuais e objetos diversos. A presente pesquisa foi desenvolvida a partir da possibilidade do uso do scrapbook em aulas de biologia do Ensino Médio. O objetivo é verificar evidências de como a técnica de confecção do álbum contribui para a construção de conhecimentos voltados à perspectiva do letramento científico e para a autonomia do estudante. Esta pesquisa se caracteriza pela abordagem mista (quantitativa e qualitativa). O desenvolvimento das atividades e a constituição dos dados ocorreram em uma turma do Ensino Médio numa escola pública do estado do Pará, Brasil. Utilizou-se uma sequência didática para discussão dos objetos de conhecimento da citologia, aulas dialogadas sobre os conceitos e exemplos de scrapbook e a construção do que se denominou Scrapbook Citológico. Além dos trabalhos construídos pelos estudantes, questionários semiestruturados foram utilizados para compor os dados. Os resultados indicam que o uso do scrapbook confere com os objetivos propostos, podendo ser proposto como produto educacional no ensino de biologia.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n1.16484
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923