O papel da construção de modelos na aprendizagem experiencial: um estudo com estudantes de educação profissional e tecnológica

Alexandre da Silva Ferry, Vinicius da Silva Fiuza

Resumo


Este estudo investigou o processo de aprendizagem experimentado por estudantes de uma instituição de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica durante sua participação na construção de modelos em uma feira de Ciências e Tecnologia. Sob a perspectiva da teoria da aprendizagem experiencial de David Kolb, a pesquisa objetivou compreender como o engajamento dos estudantes nessa atividade de modelagem pode promover a construção de conhecimentos mais significativos, sistêmicos e integrais. Para alcançar esse objetivo, foram analisados os registros produzidos pelos participantes durante o processo de construção dos modelos. Os resultados revelaram que a aprendizagem dos estudantes foi equilibrada entre os modos de apropriação e transformação das experiências, com uma tendência maior para a apropriação abstrata e transformação ativa. Esses achados indicam que as atividades baseadas na construção de modelos podem ser uma abordagem promissora para a Educação Profissional e Tecnológica. Isso porque elas podem engajar os estudantes na construção do conhecimento, tornando-o mais significativo, sistêmico e integral, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave


Aprendizagem experiencial; Modelos; Modelagem; Educação Profissional e Tecnológica

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n2.16458

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr