Olhando para os objetos no Museu Histórico Nacional: uma análise das conversas e interações de famílias

Luisa Massarani, Graziele Scalfi, Waneicy Gonçalves, Juliana Magalhães de Araújo, Alice Ribeiro, Juliane Barros

Resumo


Este estudo analisa os resultados das interações e conversas de famílias em visita às exposições no Museu Histórico Nacional (MHN), localizado no Rio de Janeiro. Para explorar a experiência de visita, onze famílias tiveram suas visitas gravadas com uma câmera subjetiva acoplada a um colete e ajustada ao tórax de um participante de cada grupo. O material audiovisual foi analisado no software Dedoose para identificação dos tipos de interações com a exposição, entre si e dos conteúdos conversacionais. Os resultados trazem evidências que as conversas que ocorreram no MHN foram importantes para as famílias construírem entendimentos de cultura, história e ciência. Neste contexto, os objetos foram fundamentais para apoiar a aprendizagem, porque são evidências de um determinado tempo e cultura que, para serem compreendidos, precisam de uma definição, explicação e contextualização aceitáveis. Além disso, a interação contemplativa proporcionada pelo MHN, enriqueceu as interpretações e os significados que as famílias construíram.


Palavras-chave


Famílias; Conversas; Museus de História

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n3.16412

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr