Conhecimentos docentes para o ensino de matemática nos anos iniciais: um esboço do panorama das pesquisas brasileiras
Resumo
Há uma ampla discussão acerca do que o professor deve conhecer para exercer sua profissão. Assim, perante a multiplicidade de perspectivas teóricas e pesquisas que tratam sobre o conhecimento docente, este artigo tem como objetivo esboçar uma compreensão sobre o panorama das pesquisas brasileiras publicadas em periódicos acerca dos conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observando tendências de pesquisas e temáticas recorrentes, por meio dos princípios do mapeamento sistemático. Foram estabelecidas como questões de pesquisa: (a) Quais as temáticas têm sido investigadas e relacionadas aos conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais?, (b) Quais as bases teóricas que subsidiam as pesquisas relacionadas aos conhecimentos docentes? e (c) Quais são e como são interpretados os conhecimentos docentes para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais indicados nos resultados das pesquisas?. A coleta de dados foi realizada no Portal de Periódicos CAPES e, após a identificação das áreas de Matemática e Educação e da aplicação de critérios de seleção e exclusão, o corpus foi composto por 14 artigos, publicados entre 2008 e 2021. As análises indicam que as temáticas dos artigos envolvem, em sua maioria, a unidade temática de Números, tomando como referencial teórico as categorias de conhecimento docente propostas por Shulman, e as interpretações de Ball para o ensino de Matemática. Os resultados das pesquisas evidenciam lacunas e dificuldades nas categorias de conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento curricular do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ressaltando a preocupação com a Formação Inicial.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v8n1.16347
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923