Evocação do pensamento metacognitivo no ensino de biologia com conceitos matemáticos

Erisnaldo Francisco Reis, Glauber Pacheco Arêas, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Resumo


O objetivo deste artigo é problematizar as concepções e vivências de estudantes do Ensino Médio de uma escola Estadual do município de Rubim/MG, quanto ao desenvolvimento de aulas de Biologia com aplicação de conceitos matemáticos e evocação do pensamento metacognitivo dos estudantes. A pesquisa foi qualitativa com princípios da Design-Based Research (DBR), combinada com os pressupostos da fenomenologia preconizados por Gil (2008). Utilizou-se Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016) para estudo das produções escritas no desenvolvimento de uma sequência didática. Considerou-se as expressões gravadas e as respostas discursivas, ou seja, as comunicações, para descrever o conteúdo das mensagens e indicadores (quantitativos ou não). Os resultados trazem que as aplicações matemáticas no ensino de Biologia com evocação do pensamento metacognitivo no Ensino Médio podem proporcionar aos estudantes uma compreensão das conexões entre a Matemática e os fenômenos biológicos, capacitando-os a fazer julgamentos fundamentados sobre seus estudos, promovendo a criatividade e a reflexão do processo de aprender a aprender.


Palavras-chave


Metacognição; Ensino de Biologia; Conhecimento matemático.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n1.16297

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr