Modelagem em ciências e matemática e suas implicações na aprendizagem sobre sustentabilidade
Cassiano Scott Puhl, Luiz Alberto Lorenzi Filho, Juliana Lopes Froehlich
Resumo
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, BrasilEsta pesquisa tem o objetivo de avaliar as implicações da Modelagem em Ciências e Matemática na aprendizagem de estudantes de Ensino Médio sobre conhecimentos relacionados a origem do Universo e o surgimento e manutenção da vida no planeta Terra. A proposta didática foi planejada considerando os pressupostos teóricos da Modelagem em Ciências e Matemática como um método de ensino que fundamentou o planejamento dessa proposta didática, sendo composto de três fases: i) percepção e apreensão; ii) compreensão e explicitação; e iii) significação e expressão. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujos participantes são estudantes de 1º ano de Ensino Médio de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Os dados coletados, por meio de questionários, modelo matemático e observações, foram analisados pela Análise Textual Discursiva pelo método indutivo, emergindo categorias a partir do corpus de análise. Por fim, constatou-se que a maioria dos estudantes se desenvolveram cognitivamente e intelectualmente, e puderam contribuir, de forma autônoma e crítica, para a construção do conhecimento acerca da origem do universo, manutenção da vida na Terra e sustentabilidade. A Modelagem em Ciência e Matemática como método de ensino possibilitou fomentar a criatividade e instigar os estudantes na tomada de decisões enquanto protagonistas no âmbito escolar e social, formando assim, possivelmente, cidadãos preocupados com o meio ambiente e com as futuras gerações.
Palavras-chave
Modelagem em Ciências e Matemática; Aprendizagem; Sustentabilidade; Ensino Médio
DOI:
10.3895/actio.v8n3.16265
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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