Programa Residência Pedagógica como política de formação inicial de professores: percepção dos envolvidos

Milene Santana Paixão, Joseilson Alves de Paiva

Resumo


A formação inicial docente para a educação básica tem sido discutida no Brasil ao longo dos anos considerando a construção de conhecimentos teóricos, sua relação com o desenvolvimento de aspectos voltados à prática profissional e à formação reflexiva. Com isso, a escola apresenta-se em uma dimensão como um espaço no qual se dão as primeiras experiências sociais, portanto, também lócus em que se pode observar, a partir dele, possibilidades para a formação cidadã. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar três as reuniões gravadas do programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Norte do Tocantins, onde estavam envolvidos a coordenadora, preceptor e os residentes, para assim observar a percepção dos residentes, referente à habilidade EM13CNT103, exposta na Base Nacional Comum Curricular, através da análise de discurso. O programa antecipa a experiência normativa em sala de aula, para os residentes, a partir das vivências realizadas dentro e fora da escola, em conjunto com o professor preceptor e a docente coordenadora institucional do Programa. Devido a situação pandêmica que nos impedia de termos contato, dispusemos da realização das nossas pesquisas de forma remota, assim como a maioria das universidades, portanto, tivemos que analisar as reuniões gravadas e fornecidas pela coordenadora do projeto, impedindo-nos assim de fazer uma pesquisa participativa que nos traria mais informação devido as possibilidades dessa interação presencial. Logo, a relevância deste trabalho está em descrever o processo de formação inicial do professor ofertado pelo programa Residência Pedagógica na UFNT. Por meio disso, fica evidente a atuação da coordenadora e preceptor em relação os alunos participantes, observada pelo desenvolvimento do roteiro durante período de análise do programa, proporcionando avanço no decorrer das reuniões, em relação ao entendimento sobre elaboração do roteiro, tendo como foco a habilidade trabalhada. Por fim, o PRP visa o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que desenvolvem na prática da PRP, considerando que é justamente um dos aspectos mais importantes do conhecimento da prática do licenciando. Portanto, a residência pedagógica na UFNT é idealizada com o propósito de mostrar ao residente um campo de conhecimento amplo, composto por diferentes realidades.


Palavras-chave


Residência Pedagógica; Formação docente; BNCC

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n2.16102

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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