Um estudo histórico, filosófico e reflexivo sobre a matemática grega
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo firmada na intenção de estudar a influência da matemática Grega para os entendimentos que se tecem historicamente acerca das deduções matemáticas, as quais emergem na sociedade grega e apresentam tônus de representatividade histórica. Não pretendemos, com isso, trabalhar as análises através de fatos isolados e nem compreender as ações ocorridas no seio da comunidade grega como que de súbito. Por esse motivo, empregamos uma abordagem descritiva, haja vista pesquisadores da área expõem suas ideias por meio de descrições históricas e filosóficas, explicando o aparecimento dessa operação discursiva em matemática. Tomamos a questão da origem da matemática dedutiva como um norte para as investigações, entendendo que ao nos dedicarmos em sua compreensão estamos nos aproximando do caminho trilhado pelos seus patronos, os antigos gregos próximos do século VI a. C. Desse modo, não elegemos uma interrogação de pesquisa, mediante a qual poderíamos nos orientar durante o estudo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v8n1.16024
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923