Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química

André Luís Silva da Silva, Marcelo Fonseca Vivian, Mara Elisângela Jappe Goi, José Cláudio Del Pino

Resumo


Aceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente quando relacionadas ou originadas por problematizações. Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta didático-pedagógica balizada pela associação das metodologias Resolução de Problemas e experimentação, interfaceada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP). Esta pesquisa se configura como de natureza qualitativa e, considerando a organização de informações e a produção de novas propostas teórico-metodológicas, abarca também, elementos de Pesquisa Bibliográfica. Considera-se que a asserção desenvolvida é capaz de gerar autonomia e criticidade nos estudantes, propiciando, entre outros aspectos procedimentais-cognitivos, a construção de hipóteses, visando a (re)solução dos problemas propostos, bem como a argumentação científica a partir dessas (re)soluções.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Atividade Experimental Problematizada; Resolução de Problemas.

Texto completo:

PDFA (English) PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n1.16001

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr