A inclusão de estudantes com deficiência visual: concepções de professores de ciências sobre um contexto real

Fabiane Silva Martins, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques

Resumo


Quando nos reportamos para o ensino de Ciências evidenciamos que é uma disciplina que se utiliza bastante de recursos visuais, assim, consideramos que as salas de aulas do Ensino Regular, e mais especificamente as aulas de Ciências podem favorecer o desenvolvimento de estudantes com deficiência visual, sabendo que a disciplina é bastante relevante para a formação dos futuros cidadãos. Dessa forma, o presente artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, que teve como objetivo conhecer o que pensam e o que sabem os professores de Ciências sobre a inclusão e sobre a deficiência citada anteriormente. Nossa abordagem adentrou na pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Quanto aos procedimentos, fizemos uso do Estudo de Caso e os instrumentos de coleta de dados construídos se pautaram nas técnicas da entrevista e de questionário no formato de formulário Google Forms. Os sujeitos da pesquisa configuraram-se em um grupo de professores de Ciências de escolas pertencentes a uma Secretaria Municipal de Educação. A análise dos dados obtidos nos permitiu sugerir que os professores possuem pouco conhecimento sobre as especificidades de um estudante deficiência visual. Além disso, pontuamos que esses colaboradores declararam não se acharem capacitados para atender à demanda de alunos com deficiência visual - DV, assim como revelaram que possuímos uma política sólida sobre os direitos das pessoas com deficiência, mas que, infelizmente na prática ainda não se concretizaram, apontando para a necessidade que a temática seja ainda discutida e que ainda temos um longo caminho para que de fato a inclusão se concretize nos espaços escolares.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Deficiência Visual; Inclusão

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15386

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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