Combinando: um material para ensino de análise combinatória a estudantes cegos

Maria Basniak, André Felipe Dombrowski

Resumo


Este trabalho objetivou desenvolver, na impressora 3D, um material que contribua para o ensino de Análise Combinatória a estudantes cegos (especificamente o Princípio Fundamental da Contagem). Embora a Análise Combinatória seja um conteúdo com grande aplicação prática, verifica-se carência de materiais pedagógicos manipuláveis adequados para o ensino desse conteúdo a estudantes cegos. Pautado na compreensão sobre o uso de materiais manipuláveis no ensino de estudantes cegos e associado à modelagem e à impressão 3D, o material Combinando foi modelado e impresso. A partir desse material, apresenta-se uma proposta de tarefa para trabalhar, com estudantes cegos, o princípio fundamental da contagem. A tarefa será pautada em discussões a respeito da Análise Combinatória, apresentação e explicação do material, entrega da atividade e do material, formação dos grupos, desenvolvimento e discussões sobre a tarefa. As peças do material têm relevos que permitem identificá-las por meio do tato; também é possível diferenciar as partes visualmente, as quais têm sobreposição de cores. Dessa forma, estudantes cegos e videntes podem explorar juntos o mesmo material de maneira inclusiva.


Palavras-chave


Tecnologia 3D; Educação Matemática; Princípio Fundamental da Contagem.

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v8n1.15346

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr