Integração entre teoria e prática no ensino de ecologia no curso de graduação em ciências biológicas
Resumo
O Ensino de Ecologia tem como papel propiciar a formação de um cidadão que tenha compreensão mais ampla sobre o mundo natural e sua interação com a humanidade. Neste trabalho, é apresentado um relato de experiência ocorrido durante a disciplina de Ecologia ministrada para acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A experiência envolveu a união de atividades teóricas em sala de aula e prática (aula de campo) em uma base de estudos localizada no município de Corumbá – MS, dentro do bioma Pantanal. As atividades teóricas e práticas tiveram como objetivo colaborar com o entendimento dos acadêmicos em torno dos diversos conceitos abordados na Ecologia, de uma maneira participativa e contextualizada, com os próprios acadêmicos realizando pesquisas na área da Ecologia. A união das atividades teóricas e prática contribuiu para o aprendizado dos alunos. Sobretudo na possibilidade de observar como a Ciência é construída. Por meio desta atividade, os alunos desenvolveram competências e habilidades socioemocionais fundamentais para a interação e realização das tarefas, como ampliação do conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação e argumentação.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n1.14801
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923