A Teoria Histórico-Cultural e a Teoria da Atividade em pesquisas sobre formação de professores e o ensino de matemática: o movimento do GeForProf - UTFPR

Maria Lucia Panossian, Flávia Dias de Souza

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar pesquisas vinculadas a uma das linhas de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GeForProf - UTFPR) que envolvem estudos sobre a formação de professores e o ensino de matemática, à luz dos referenciais teóricos da Teoria Histórico- Cultural, Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O texto parte de síntese dos pressupostos teóricos que sustentam as pesquisas e segue com a discussão do movimento das pesquisas desenvolvidas no âmbito de mestrado profissional, incluindo-se os produtos educacionais decorrentes. Por tratar-se de um programa de mestrado profissional, as pesquisas revelam estreita relação com a atividade profissional de professores da educação básica e superior, bem como com a atividade de professores formadores de professores. Algumas dessas pesquisas articulam-se com projetos de extensão, o que possibilita alavancar qualidades superiores ao processo formativo, num movimento que articula situações de ensino, pesquisa e extensão. Ao todo são mencionadas quatro pesquisas, desenvolvidas no programa de 2017 a 2021, bem como articulações da linha com outros grupos de pesquisa em um sistema de rede.

Palavras-chave


Teoria Histórico-Cultural; Teoria da Atividade; Formação de professores; Educação Matemática.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.14565

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr