Museus e centros de ciências itinerantes do estado do Rio de Janeiro: interiorizando o conhecimento científico

Thais Deleprani Mansano da Silva, Eline Deccache-Maia

Resumo


Este artigo é fruto de uma pesquisa que analisou as experiências de itinerância dos Museus e Centros de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, seu histórico, sua forma de atuação e as  temáticas abordadas nas apresentações. O campo da itinerância tem se mostrado cada vez mais presente no âmbito do ensino de ciências, preenchendo uma lacuna com relação ao acesso dos indivíduos aos espaços não formais de educação e sendo uma ferramenta muito eficaz no processo de divulgação científica. A pesquisa se fez necessária devido à falta de informações sistemáticas e centralizadas sobre esses Museus e centros de ciências itinerantes. O intuito é de coletivizar as informações levantadas, pois ao trazer um panorama geral sobre esses museus itinerantes é possível atingir mais professores e/ou educadores com o propósito de que eles possam utilizar os serviços de maneira mais proveitosa. A pesquisa seguiu o método qualitativo, envolvendo estratégias de maneira a identificar os diferentes aspectos do objeto estudado. As informações foram obtidas através de levantamento documental e bibliográfico, observação das atividades itinerantes e entrevistas com os responsáveis pelas itinerâncias. Os resultados apontaram para a importância da itinerância na interiorização e na democratização do acesso aos equipamentos de divulgação científica

Palavras-chave


Itinerância; Divulgação científica; Museus e centros de ciências.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.14256

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr