O encontro pedagogo professor de matemática dos anos finais do ensino fundamental: no silêncio das pesquisas brasileiras

Tania Mara Vitaczik Campanucci, Luciane Ferreira Mocrosky, Nelem Orlowski

Resumo


Este artigo traz aspectos de uma pesquisa maior, conduzida fenomenologicamente, que buscou na literatura elementos que favorecem compreender o encontro pedagogo-professor de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, marcado por possibilidades vindas do acompanhamento pedagógico, pela mediação de saberes e modos de ação. Para isto, utilizamos o repertório de estudos do Banco de Pesquisas da CAPES, procurando por trabalhos e autores que tratassem da temática. Estabelecemos filtros que nos possibilitassem perseguir a interrogação de pesquisa, “o que é isto, o-acompanhamento-pedagógico-nos-Anos-Finais-do-Ensino-Fundamental?”, tendo no horizonte o ensino de matemática. Os textos selecionados foram lidos-interpretados segundo a abordagem fenomenológica da pesquisa qualitativa, com apoio na Hermenêutica. Nessa caminhada, encontramos silêncios, pois constatamos que pedagogo e professor de Matemática não aparecem explicitamente. As pesquisas não tematizam o estar junto desses dois, nem esbarram no acompanhamento pedagógico em Matemática. A ausência de estudos focados pode indicar que as dificuldades não acontecem, ou que a complexidade é tanta que um solo compreensivo se faz necessário antes de ir à coisa mesma, ao encontro do professor de Matemática e do pedagogo em seus modos de ser profissionais. Assim, a pesquisa nos mostra algumas pistas para seguirmos em frente, apontando aberturas para que o professor de Matemática e o pedagogo se encontrem e permaneçam juntos, movimentando ações educativas.

Palavras-chave


Pedagogo; Professor de Matemática; Acompanhamento pedagógico; Silêncio

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.14140

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr