Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação

Luana Lima Borges, Marcus Vinicius Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira

Resumo


O presente artigo visa analisar a qualidade e o uso do livro didático de ciências com professores da escola básica. O livro didático de ciências tem estado presente no contexto escolar ao longo de muitos anos e se caracterizado como parte relevante da cultura material desse ambiente. A pesquisa envolveu treze docentes da escola básica que estavam em formação continuada em um curso de pós-graduação da área de ensino de ciências ofertado por um Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação. O recorte da pesquisa apresentado no artigo envolveu uma oficina, cujo objetivo foi o de coletar dados dos docentes participantes; por meio de um formulário de identificação do perfil do participante e um plano de aula roteirizado, visando à qualidade, às funções e às formas atribuídas pelos pesquisados de uso didático do livro. Em relação à qualidade, os resultados apontaram que, para os participantes, o livro para ser bom deve ter linguagem clara, contextualização observável e objetividade na apresentação dos conteúdos. Verificamos, no conjunto de respostas dadas, que o livro didático foi apontado com várias funções (leitura, acompanhamento de imagens e gráficos, disponibilidade de exercícios diversos) e, no que diz respeito ao seu uso, está cada vez mais mesclado a outros recursos e metodologias de ensino, mas ainda mantém referência maior à importância do conteúdo a ser ensinado e no uso dos exercícios em aula.

Palavras-chave


Livro didático; Formação continuada de professores; Educação básica

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n1.13579

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr