Diálogos entre licenciandos(as) em ciências biológicas acerca do universo docente e suas representações sociais

Joici de Carvalho Leite, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Resumo


As Representações Sociais (RS) permeiam o processo de formação inicial com o propósito de tornarem comuns assuntos desconhecidos. Dessa forma, este manuscrito objetivou identificar indícios de RS compartilhadas entre 20 licenciandos(as) iniciantes e concluintes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, de duas universidades públicas do Paraná, a respeito da epistemologia da ciência, ensino e aprendizagem e formação e atividade docente. O procedimento para a coleta de informações baseou-se em entrevistas com quatro grupos focais e, para a apreciação dessas informações, foi empregada a análise de conteúdo. Os resultados indicaram que entre os(as) licenciandos(as) iniciantes e concluintes da Universidade A não foram observados nuances de RS. Todavia, entre os(as) licenciandos(as) da Universidade B foram verificadas o compartilhamento de visões relatando o(a) professor(a) como um(a) transmissor(a) e centro do processo de ensino, indicativos da presença de RS que permeiam durante os anos de graduação.

Palavras-chave


Teoria das Representações Sociais. Ensino de Biologia; Formação Docente; Senso Comum.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.13470

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr