Alfabetização científica para crianças da educação infantil: reflexões sobre uma prática pedagógica

Ana Luiza Matos Lopes Sinieghi, Maria Auxiliadora Motta Barreto

Resumo


A prática pedagógica de ensino de ciências, desde a infância, pode promover maior envolvimento da criança com a realidade das ciências, essa prática se apresenta como uma proposta curricular lúdica e interdisciplinar, por meio do uso sistemático de metodologias ativas. Assim, neste trabalho, que teve como objetivo estimular a alfabetização de crianças da educação infantil, foi elaborada e aplicada uma sequência didática com o tema Transformações da Natureza, com ênfase em quatro tópicos: borboletas, minhocas, formigas e terrário, nos quais os alunos deveriam realizar a observação, problematização, planejamento de tarefas e experimentação do conhecimento, com avaliação dessas fases.  A aplicação desta estratégia mostrou-se significativamente positiva, pois crianças, educadores e gestores demonstraram interesse e engajamento na execução das tarefas. Os resultados destacam a possibilidade de inserção da alfabetização científica e metodologias ativas no currículo da Educação Infantil.

Palavras-chave


Alfabetização Científica; Educação Infantil; Metodologias ativas

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.13253

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr