Possibilidades discursivas em atividades experimentais: um estudo dos roteiros investigativos

Bruna de Paula Rezende, Ana Carolina Araújo da Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades discursivas das atividades experimentais investigativas (AEI) presentes nos Livros Didáticos (LDs) de Química do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD de 2018. Para isso, investigamos o nível de abertura de cada roteiro experimental e os tipos de iniciação (perguntas) presentes nas atividades. Para atingir tal objetivo, utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e adotamos os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Nesta pesquisa, trabalhamos com uma atividade experimental de cada LD, totalizando seis roteiros. Ao analisar os roteiros, verificamos que três possuem como característica investigativa uma situação problema e três apresentam o levantamento de hipóteses. Na classificação dos tipos de investigação (roteiro) das AEI, obtivemos dois tipos de investigação, a saber: semiestruturada e estruturada. Com relação ao nível de abertura, avaliamos os roteiros segundo a categorização proposta por Priestley (1997 apud JIMÉNEZ VALVERDE; LLOBERA JIMÉNEZ; LLITJÓS VIZA, 2006), o qual obtivemos um roteiro com nível 7 de abertura, um com nível 6 e quatro com nível 4. Na análise dos tipos de perguntas presentes nas AEI, identificamos as iniciações de escolha; produto; processo e metaprocesso, sendo que somente uma atividade aborda os quatros tipos de iniciação propostos por Mehan (1979). As questões de escolha e de produto foram definidas como de menor interação verbal e baixa ordem cognitiva. Enquanto as do tipo processo e metaprocesso, por exigirem dos estudantes explicações e raciocínios mais completos, podem ser classificadas por questões que produzem maior interação verbal e alta habilidade cognitiva. Identificamos, também, que os roteiros das atividades experimentais que apresentam maior grau de abertura possibilitam aos docentes maior interação verbal e requer dos discentes alta habilidade cognitiva. Acreditamos que este trabalho pode auxiliar futuros e atuais professores de Química a compreenderem os tipos de AEI presentes nos LDs, como também a forma com que os livros conduzem e exploram essas atividades e o modo com que os docentes planejam e executam práticas experimentais em sala de aula.


Palavras-chave


Atividades Experimentais Investigativas; Tipos de perguntas; Níveis de abertura; Possibilidades discursivas

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n1.12961

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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