Observação de aves como estratégia didática na educação ambiental em uma escola do campo

Rosiane de Morais, Neiva Maria Robaldo Guedes, Luciana Paes de Andrade, Silvio Favero

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar se a atividade observação de aves é viável na reserva da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e como esta pode ser explorada como estratégia didática em atividades de Educação Ambiental. A abordagem metodológica utilizada foi de caráter descritiva-exploratória, enquadrado no paradigma qualitativo. As atividades envolveram a participação de 25 alunos matriculados no 7º ano do ensino fundamental, no ano de 2018. As observações foram conduzidas pelas trilhas presentes dentro da Reversa da escola (remanescentes do bioma Cerrado). O caminho metodológico percorrido para o desenvolvimento das atividades foi dividido em cinco momentos: primeiro momento apresentação da atividade, segundo momento a observação das aves, terceiro momento organização dos dados produzidos, quarto momento contextualização dos conteúdos abordados em sala e o último a construção de uma placa informativa com algumas aves presente na reserva. Durante os três dias de observação registrou-se a presença de 71 espécies de aves. A observação de aves é uma estratégia didática que possibilitou o estudo do meio a partir de uma atividade integradora, que permitiu a discussão e contextualização de diferentes conteúdos e temáticas ambientais, e o envolvimento de diferentes componentes curriculares. A observação de aves contribui na construção do conhecimento e no desenvolvimento da capacidade de atuação do aluno no mundo vivido. Observação das aves não se traduz somente na forma científica, mas sim em uma forma de lazer e aprendizagem lúdica, fortalecendo a ligação existente entre o professor e o aluno. Houve a aproximação das aulas teóricas associadas as aulas práticas/de campo, estimulando a postura reflexiva, investigativa, e a autonomia para tomada de decisões, sendo alguns dos valores por eles desenvolvidos enquanto processos para a formação cidadã.


Palavras-chave


Avifauna; Interdisciplinaridade; Ciências; Aprendizagem significativa; Educação cidadã

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n1.12932

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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